sexta-feira, 23 de novembro de 2012

POR QUÊ somos assim,  Igreja? por Josué campanhã

Tenho um amigo do meu tempo de juventude que, inconformado em ver a sua igreja sempre do mesmo jeito, comentou a fazer algumas perguntas. Fizemos um "bate-bola" tentando encontrar respostas para estas perguntas.

Por quê a grande maioria de nós, não fomos transformados em "pescadores de homens"?

  • Talvez porque fomos ensinados de forma teórica, sem exemplo de vida, mas ninguém nos ensinou o que significa sermos "discípulos" de Jesus. Ninguém nos mostrou, na prática, como é ser discipulo. Sempre fomos para o templo porque tínhamos que aprender sobre a Bíblia, mas a aula era uma coisa chata e apesar dos professores serem muito esforçados, ninguém nos chamou para "andar ao lado" e dizer "façam como eu faço".
Por que Não nos incomodamos com a nossa aridez espiritual ou esterilidade?
  • Talvez estejamos como os fariseus. Bocha cheia de regras, mas o coração vazio da Palavra e sem entendimento da vida abundante que Jesus prometeu. Não aprendemos também que podemos ser "pais e mães espirituais". Ser pai ou mãe espiritual significa levar alguém até Jesus, e cuidar dele até que encontre o caminho para a maturidade espiritual. Quando fazemos isto, não estamos apenas formando novos discípulos, mas desenvolvendo novos líderes.
Por que não discipulamos com eficácia?
  • Porque não somos discípulos. Discípulo produz discípulo. Bloqueamos nosso processo na salvação, mas 90% da vida cristã é andar com Jesus. Só depois de uns 15 anos de ministério é que fui entender o que significa ser um discípulo,  quais as implicações disto. Não discipulamos porque ficamos preocupados apenas em produzir resultados, bons relatórios e gerar atividades. Tudo isto rouba o nosso tempo e o nosso potencial para o discipulado. 
Por que a Igreja cresce por ações institucionais e não se multiplica pelo discipulado individual?
  • Porque aprendemos e depender mais de planos do que de Deus. Queremos sempre saber a nova estratégia e não o que Deus quer fazer. Nos acostumamos com algum crescimento pelo nosso esforço e quando nossos planos funcionam tudo pode estar debaixo do nosso controle. Não dependemos do Espírito. Quando o Espírito dirige as coisas, precisamos depender dEle, e isto começa na nossa vida.
Por que os líderes dão mais valor ao crescimento da igreja através da pregação de púlpito do que através do discipulado?
  • O crescimento da Igreja depende do Espírito Santo e do fazer discípulos. A pregação é parte do que Deus usa. A pregação de púlpito dá trabalho apenas para o pastor. O discipulado envolve todos os membros em perdão, restauração e mutualidade. Em qualquer lugar, faça a pergunta "De que forma voce se converteu" e encontrará os seguintes resultados: 10% por causa de uma pregação; 2% por causa de um folheto; 3% porque leram a Bíblia sozinhos; 2% porque foram a igreja; 3% através do rádio ou da televisão, e 80% por causa de relacionamentos com amigos e familiares. A maior parte dos resultados é fruto do relacionamento e isto é a essência do discipulado. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário